O presidente Barack Obama receberá na próxima terça-feira na Casa Branca o número 1 do Partido Comunista Vietnamita, uma novidade histórica 20 anos depois do restabelecimento das relações diplomática entre os dois países, que estiveram em guerra durante cerca de duas décadas.
[SAIBAMAIS]O presidente americano pretende aproveitar este encontro com Nguyen Phu Trong, secretário-geral do Partido Comunista Vietnamita (PCV), para destacar os avanços realizados nos últimos 20 anos, afirmou a Casa Branca nesta sexta-feira.
Esta visita sem precedentes de um chefe do PCV permitirá abordar as negociações em curso sobre um amplo acordo de livre comércio Ásia-Pacífico, a questão dos direitos humanos e a cooperação em termos de defesa, afirma o comunicado.
Leia mais notícias em Mundo
"Não é um encontro clássico para o presidente", admitiu um alto funcionário americano, assinalando que o líder do Partido Comunista vietnamita é o verdadeiro homem forte de seu país.
Quarenta anos depois do fim de uma guerra que deixou ao menos 3 milhões de mortos do lado vietnamita, segundo Hanói, Washington insiste em uma relação "orientada para o futuro".