Jornal Correio Braziliense

Mundo

Rebeldes anunciam eleições locais no leste da Ucrânia em outubro

Presidente ucraniano, Petro Poroshenko, denunciou um projeto "irresponsável" com "consequências devastadoras

Kiev, Ucrânia - O líder separatista da autoproclamada república de Donetsk (DNR), no leste da Ucrânia, Alexandre Zakharchenko, anunciou a realização de eleições em 18 de outubro na zona ucraniana controlada pelos rebeldes.

Estas eleições deveriam ocorrer antes do final de 2015, em conformidade com a lei ucraniana, segundo os acordos de paz de Minsk-2 assinados em fevereiro.

A votação será organizada conforme a lei ucraniana "na medida em que não contraria a constituição nem as leis da DNC", e "em respeito às normas da OSCE" (Organização para a Cooperação e a Segurança na Europa), declarou, sem fornecer mais detalhes, citado pela agência oficial dos separatistas.

Leia mais notícias em Mundo

Por sua vez, o presidente ucraniano, Petro Poroshenko, denunciou um projeto "irresponsável" com "consequências devastadoras" para o conflito, que já deixou mais de 6.500 mortos desde abril de 2014.

Contudo, segundo o tratado de Minsk-2, a realização dessas eleições deveria estar sujeita ao respeito absoluto da trégua e a retirada das armas pesadas da linha de frente, duas medidas colocadas em prática em parte.

Já o porta-voz do Kremlin, Dmitri Peskov, denunciou a ausência de comunicação entre Kiev e os representantes dos rebeldes separatistas, que, segundo a Ucrânia e os ocidentais, seriam apoiados por Moscou.