Luneburgo, Alemanha - A audiência desta quinta-feira (2/7) do processo contra o ex-contador do campo de concentração de Auschwitz, Oskar Gr;ning, 94 anos, foi adiada por problemas de saúde do acusado, segundo a presidência do tribunal de Luneburgo (norte). Segundo a fonte, os problemas de saúde do réu são evidentes e ele está mais fraco do que nunca.
[SAIBAMAIS]Gr;ning, que reconheceu sua "falta moral" durante o processo iniciado em abril, pode ser o último nazista levado ante a justiça por seu papel no extermínio de judeus.
Na véspera, uma deportada para este campo de concentração, afirmou que não podia perdoar Oskar Gr;ning. "Ele disse que não se considera autor (dos crimes cometidos em Auschwitz), mas uma pequena engrenagem da máquina de matar nazista. Mas se estivesse aqui hoje, vestido com seu uniforme das SS, eu tremeria de medo e todo o horror que vivi me invadiria de novo", afirmou a sobrevivente que chegou ao campo com 13 anos.
Gr;ning pode ser condenado a uma pena de três a 15 anos de prisão por cumplicidade no homicídio qualificado de 300 mil pessoas.