Jornal Correio Braziliense

Mundo

Indonésia teme a morte de 116 pessoas em acidente de avião militar

Até o momento, 49 corpos foram recuperados, segundo Supriyatana



O Hércules C-130, construído em 1964, estava "em ótimo estado", disse o comandante da Aeronáutica. Transportava material militar quando caiu sobre a zona residencial, o que provocou uma bola de fogo e atingiu vários edifícios.

As operações de resgate devem prosseguir nas próximas horas na área residencial construída recentemente. Muitos moradores correram para o local da tragédia.

"Os corpos estavam entre os destroços do avião e nos edifícios. Nós os trasladamos um por um ao hospital Adam Malik", disse à AFP Mardiaz Dwihananto, chefe de polícia de Medan, uma cidade de dois milhões de habitantes. "Eu vi o avião que saiu do aeroporto e já estava inclinado. Depois vi a fumaça que soltava", relatou à AFP Januar, morador da região.

Outra testemunha do acidente afirmou ter visto da janela de casa o avião, a baixa altitude, antes da queda. "Foi aterrorizante", disse Novi. Esta é a segunda tragédia aérea em uma década em Medan. Em 2005, um avião da companhia Mandala Airlines caiu pouco depois da decolagem e provocou a morte de 150 pessoas.

A Indonésia tem um histórico de problemas em termos de segurança aérea militar e civil.

Em abril, um caça F-16 pegou fogo no momento da decolagem em uma base militar de Jacarta, o que obrigou o piloto a ejetar-se em voo para salvar a vida.

Em dezembro do ano passado, um avião da companhia AirAsia sofreu uma avaria quando sobrevoava o mar de Java com destino a Cingapura. A queda provocou a morte das 162 pessoas a bordo.