Jornal Correio Braziliense

Mundo

Morre o ex-primeiro-ministro e ex-espião russo Yevgueni Primakov

Yevgueni Primakov foi nomeado ministro das Relações Exteriores em 1996 e posteriormente primeiro-ministro durante nove meses

Moscou, Rússia - O ex-espião e ex-primeiro-ministro russo (1998-1999) Yevgueni Primakov faleceu nesta sexta-feira (26/6) em Moscou aos 85 anos, anunciou o porta-voz do Kremlin citado pelas agências russas. Depois de ter sido diretor do serviço de inteligência exterior russo de 1991 a 1996, Yevgueni Primakov foi nomeado ministro das Relações Exteriores em 1996 e posteriormente primeiro-ministro durante nove meses, de setembro de 1998 a maio de 1999.

O presidente Vladimir Putin foi informado sobre a morte de Primakov, anunciou o porta-voz do Kremlin, Dimitri Peskov. "Era um homem de Estado, um cientista, um político. Deixa um grande legado", declarou. "O presidente Putin e ele se encontraram há um mês. Naquela ocasião, Primakov entregou a ele seu último livro", acrescentou. Segundo o porta-voz do Kremlin, Putin dava grande importância à opinião de Primakov, "particularmente neste período turbulento".



O presidente da Comissão de Relações Exteriores do Parlamento, Konstantin Kosachev, citado pela agência Tass, prestou homenagem a este dirigente que "sempre será lembrado como o homem do patriotismo e da probidade" na Rússia. "Era um grande cidadão russo, um homem de Estado que sabia tomar as decisões certas nos momentos críticos", declarou à agência Interfax Yuri Lujkov, que foi prefeito de Moscou de 1992 a 2010.