Jornal Correio Braziliense

Mundo

Infanta Cristina vende mansão em Barcelona para pagar fiança

A infanta Cristina de Bourbon, de 49 anos, é acusada de crimes fiscais relacionados aos negócios do marido, o ex-medalhista olímpico de handball e agora empresário Iñaki Urdangarin

Barcelona - A infanta Cristina de Bourbon, irmã do rei da Espanha Felipe VI, e seu marido venderam sua luxuosa mansão em Barcelona para pagar a fiança do caso de corrupção e fraude envolvendo o casal, anunciou nesta quinta-feira a justiça espanhola.

"Esta manhã Iñaki Urdangarin e a infanta Cristina depositaram na conta do tribunal de instrução número 3 de Palma o montante de 2,36 milhões de euros após a venda de sua residência em Barcelona", informou o tribunal regional das Ilhas Balneares.

A casa foi vendida por 6,9 milhões de euros segundo a imprensa espanhola, que publicou várias fotos da moderna mansão com piscina e quase 2.000 m2 de terreno.

A infanta Cristina de Bourbon, de 49 anos, é acusada de crimes fiscais relacionados aos negócios do marido, o ex-medalhista olímpico de handball e agora empresário Iñaki Urdangarin.

Urdangarin, de 47 anos, é suspeito de ter usado sua posição na família Real para obter contratos de dois governos regionais, nas ilhas Balneares e em Valença, mediante a organização sem fins lucrativos Instituto Noos, presida por ele. O montante envolvido chega a 6,1 milhões de euros (6,6 milhões de dólares).



O juiz do caso, José Castro, acabou por indiciar a infanta por suspeita de que tenha cooperado "ativamente" com Urdangarin, utilizando uma parte do dinheiro para fins pessoais, por intermédio da empresa fantasma Aizoon.