Jornal Correio Braziliense

Mundo

Donald Trump anuncia que entrará na corrida pela Casa Branca

"Estou oficialmente na corrida pela presidência dos Estados Unidos, vamos fazer nosso país grande de novo", assinalou Trump



"Nosso país tem verdadeiros problemas", declarou. "Nossos inimigos ficam mais fortes e nós, mais fracos".Trump, um personagem muito conhecido nos Estados Unidos, que fala sem eufemismos, já tinha contemplado apresentar-se candidato à presidência em 1988, 2000, 2004 e 2012, mas renunciou e nas últimas eleições, apoiou o candidato republicano Mitt Romney.

O magnata da construção se identifica como republicano, mas no lançamento de sua candidatura não especificou se participaria da campanha com o apoio do partido ou de forma independente.

Entre suas promessas, falou em reforçar o setor militar, fazer frente ao grupo Estado Islâmico no Iraque e na Síria, apoiar o porte de armas e por um fim à ordem do presidente Barack Obama de não deportar migrantes sem documentos.

Em seu discurso particular, Trump defendeu reconstruir a infraestrutura em crise e criar postos de trabalho. "Nosso país está em sérios problemas", disse.

Desestimando os números oficiais que falam de menos de 6%, o candidato disse que o desemprego nos Estados Unidos beira 20% e afirmou que a China e o México roubaram os empregos dos americanos. Trump fez fortuna no setor imobiliário. Ele também é proprietário da organização Miss Universo e produtor de um programa de TV, "The Apprentice".