Jornal Correio Braziliense

Mundo

Soldados israelenses são punidos por agredir palestino

Quatro dos sete soldados foram punidos, segundo a rádio militar

Jerusalém - O exército de Israel ditou medidas disciplinares neste domingo contra vários soldados que apareceram em um vídeo agredindo um palestino desarmado em um acampamento de refugiados.

Segundo uma fonte militar, o exército iniciou uma investigação depois da difusão de um vídeo que mostra sete soldados agredindo um palestino indefeso no acampamento de Jalazun, na sexta-feira, durante uma manifestação nesta localidade da Cisjordânia ocupada.

Leia mais notícias em Mundo


Quatro dos sete soldados foram punidos, segundo a rádio militar. O oficial da unidade recebeu uma advertência verbal, um soldado será confinado à base durante 30 dias e os outros dois foram condenados a penas com sursis de 28 dias em uma prisão militar.A rádio considerou as punições "relativamente leves".

No vídeo, dois soldados israelenses se aproximam de um palestino que, depois de um bate-boca, é cercado por sete militares, um dos quais aplica um golpe com a culatra do revólver em sua cabeça, fazendo-o cair ao chão.

Um dos soldados também dá várias joelhadas na cabeça do palestino e outro militar um soco. Depois o palestino é mantido no chão com o joelho de um soldado contra sua cabeça.

O incidente aconteceu à margem de uma manifestação de palestinos, que jogaram pedras contra soldados israelenses, segundo uma fonte israelense. "A conduta desses soldados não conforme a que se espera de soldados israelenses", afirmou a fonte.