Jornal Correio Braziliense

Mundo

EUA anunciam transferência de seis prisioneiros de Guantánamo a Omã

Os combates se intensificaram no leste desde a semana passada, aumentando os temores de uma escalada

Kiev, Ucrânia - Seis soldados ucranianos foram mortos e 14 ficaram feridos nas últimas 24 horas no leste separatista pró-russo da Ucrânia, anunciou neste sábado o porta-voz militar ucraniano Andrii Lysenko.

"Em Donetsk, a situação continua muito instável perto do aeroporto. O inimigo usa tanques, veículos blindados e artilharia pesada", disse durante uma coletiva de imprensa."Tiros de morteiro e fogo de artilharia alvejaram nossas posições perto de Mariinka e Krasnogorivka", cerca de 20 km de Donetsk.


Drones inimigos sobrevoaram a zona de conflito em 19 ocasiões na sexta-feira, acrescentou o porta-voz das forças ucranianas.A missão da Organização para a Segurança e Cooperação na Europa (OSCE) também revelou em um relatório divulgado na sexta-feira que o "nível de violência dentro e ao redor do aeroporto de Donetsk continua elevado".

Os combates se intensificaram no leste desde a semana passada, aumentando os temores de uma escalada, enquanto os esforços diplomáticos para reavivar o processo de paz previsto pelos acordos de Minsk não têm dado resultados. Mais de 6.400 pessoas foram mortas no leste desde o início do conflito, em abril de 2014.