Havana, Cuba - O líder cubano Fidel Castro recebeu na quinta-feira (11/6) a reverenda americana Joan Brown Campbell, que foi uma peça-chave na devolução a Cuba em 2000 do pequeno balseiro Elián González, informou o jornal oficial Granma. A mídia estatal não publicou fotos do encontro, realizado na noite de quinta-feira na casa do líder cubano de 88 anos e afastado do poder desde de 2006 por razões de saúde.
[SAIBAMAIS]Campbell, que se encontra em Cuba para participar de um seminário evangélico de teologia, foi secretária-geral do Conselho Nacional de Igrejas de Cristo dos Estados Unidos, e atuou ativamente nas negociações de devolução do menino Elián à ilha.
Há anos Elián virou centro das atenções devido a uma disputa entre Cuba e Estados Unidos por sua custódia, quando sua mãe tentou deixar a ilha em 1999 em uma precária embarcação que afundou próximo ao litoral da Flórida.
Salvo por um pescador, o menino foi entregue a parentes em Miami, mas o pai, que permanecia em Cuba, exigiu sua volta, com o apoio de Fidel. Os tribunais americanos decidiram em favor do pai. Brown também participou na campanha internacional pela libertação dos cinco agentes cubanos, que foram libertados pelos Estados Unidos em 2013 e 2014 depois de sua prisão em 1998.