Ancara - Mais de 2 mil refugiados sírios e iraquianos que fogem dos combates entre as forças curdas e os jihadistas do grupo Estado Islâmico (EI) no norte da Síria cruzaram nesta quarta-feira a fronteira com a Turquia, segundo fontes oficiais.
"Destes 2 mil deslocados, há 686 iraquianos, gente que primeiro fugiu de seu país e depois foi obrigada a fugir da Síria", disse à AFP um responsável turco. Estas pessoas entraram na Turquia através do posto fronteiriço de Akçakale, na província de Sanliurfa (sudeste), declarou.
Com estes recém-chegados, o número de refugiados recebidos em território turco desde o início dos combates na zona setentrional síria se eleva a cerca de 9 mil, acrescentou este funcionário.
As forças curdas lançaram há duas semanas uma ofensiva para romper o bloqueio da cidade de Kobane, situada na fronteira turco-síria, e uni-la a Kamishlo, fronteiriça com o Iraque, tomando o controle do posto fronteiriço de Tall Abyad.
A Turquia, que rompeu com o regime sírio do presidente Bashar al-Assad, é o principal receptor de refugiados sírios que fogem da guerra civil em seu país. Oficialmente, abriga mais de 1,8 milhão de sírios e cerca de 200.000 iraquianos.
O governo islamita-conservador de Ancara anunciou recentemente que gastou mais de 5,5 bilhões de dólares para acolher os refugiados e denuncia regularmente a falta de solidariedade das potências ocidentais.