Jornal Correio Braziliense

Mundo

EUA tem novo escândalo de violência policial em detenção de jovens negros

O policial Eric Casebolt, apontado por ter agido de forma excessiva ao sacar uma arma para deter adolescentes, decidiu renunciar ao cargo

Chicago - Um policial americano que sacou sua arma para deter adolescentes negros que organizavam uma festa em uma piscina no Texas renunciou ao cargo após a difusão viral de imagens na internet. O vídeo sobre o incidente na pequena cidade texana de McKinney, localizada 50 km ao norte de Dallas, reavivou o tenso debate que sacudiu os Estados Unidos nos últimos meses sobre o uso excessivo da força por parte dos policiais brancos quando devem agir contra suspeitos negros.



Na semana passada o departamento de Justiça abriu uma investigação sobre denúncias de práticas discriminatórias na polícia de Baltimore (leste), onde a morte no dia 19 de abril de Freddy Gray, um negro de 25 anos, provocou fortes manifestações de repúdio. Gray morreu dias depois de sofrer graves ferimentos na coluna após sua prisão pela polícia. Seu funeral foi seguido de protestos e distúrbios que deixaram centenas de lojas saqueadas, dezenas de policiais feridos e centenas de manifestantes presos nesta cidade portuária de 620 mil habitantes do nordeste dos Estados Unidos.

Ao incidente de Baltimore se somam muitos casos de mortes de negros desarmados pelas mãos da polícia, como aconteceu em Ferguson (Missouri, centro) e Nova York (leste), que foram seguidos também de violentos protestos nas ruas.