As autoridades da Malásia anunciaram a detenção de quatro turistas - dois canadenses, um britânico e um holandês - que supostamente ficaram nus no monte Kinabalu, um ato que, segundo alguns moradores, irritou os espíritos tribais e provocou o terremoto da semana passada. As fotografias de 10 turistas nus circularam pelas redes sociais e provocaram a revolta dos moradores, depois que um tremor de 6,0 graus de magnitude perto da montanha na sexta-feira passada matou 18 pessoas. Seis turistas permanecem em paradeiro desconhecido, segundo a polícia.
As autoridades confirmaram que 18 pessoas morreram na montanha, incluindo alguns jovens estudantes de Cingapura que estavam no local em uma excursão escolar. Alguns internautas malaios e inclusive algumas autoridades atribuíram a tragédia aos nudistas, sugerindo que sua atitude irritou os espíritos e provocou o terremoto.
Mas para o ministro Masidi, a ideia de que as autoridades consideram que os atos dos turistas provocaram o terremoto está equivocada. "Eu nunca disse que eles provocaram o terremoto, e sim que suas ações contrariaram os integrantes da maior tribo de Sabah. A montanha é um lugar sagrado e reverenciado", declarou.
Um ritual tradicional de várias religiões deve ser organizado em breve para a purificação da montanha, com a presença de muçulmanos, cristãos e também de líderes tribais, afirmou Masidi.