Jornal Correio Braziliense

Mundo

Polícia fecha cerco a criminosos que fugiram de prisão nos EUA

Os criminosos furaram as paredes das celas

Nova York, Estados Unidos - A polícia mobilizou nesta terça-feira um importante dispositivo em torno da pequena cidade de Willsboro, no estado de Nova York, na caçada a dois perigosos detentos que fugiram há quatro dias de uma prisão de segurança máxima, de forma espetacular.

David Sweat, de 35 anos, condenado à prisão perpétua pelo assassinato de um xerife adjunto, e Richard Matt, de 49 anos, condenado a 25 anos por ter sequestrado, espancado até a morte e esquartejado um homem, fugiram durante a madrugada de sábado da prisão situada em Dannemora, no estado de Nova York, perto da fronteira com o Canadá.

A caçada aos dois criminosos mobiliza cerca de 250 homens e se concentra atualmente em Willsboro, a cerca de 60 km da prisão de Dannemora.

Segundo o jornal New York Daily News, vários automóveis da polícia bloqueiam o trânsito na cidade e em seus arredores.

Leia mais notícias em Mundo

"Há polícia por todo o lado", afirmou Richard House, 62 anos, morador da cidade.

A polícia do Estado de Nova York não confirmou as informações sobre o cerco em Willsboro.

A fuga foi espetacular: depois de perfurar as paredes de suas celas, os réus passaram por uma passarela atrás dos muros, da altura de um sexto andar, de onde desceram até o porão da construção.

Uma vez no chão, conseguiram perfurar grandes tubulações e abrir caminho até um labirinto de túneis, para finalmente sair por um bueiro de uma rua próxima, informou o jornal The New York Post.

Esta foi a primeira fuga do setor de segurança máxima da penitenciária de Dannemora, isolada por muros de 10 metros de altura.

As circunstâncias e as ferramentas utilizadas na fuga sugerem que houve cumplicidade de funcionários da prisão.