A coalizão dirigida pelos Estados Unidos bombardeou o grupo Estado Islâmico (EI) no norte da Síria, intervindo pela primeira vez em uma batalha entre os jihadistas e seus rivais rebeldes, informou neste domingo (7/6) o Observatório Sírio de Direitos Humanos (OSDH).
Os aviões da coalizão internacional bombardearam durante a noite as posições do EI na província de Aleppo, onde o grupo combate há dez dias os rebeldes, inimigos ao mesmo tempo do regime de Bashar al-Assad e desta organização extremista.
Desde seu início, no dia 23 de setembro, os bombardeios aéreos eram dirigidos a zonas sob o controle do EI ou àquelas nas quais as forças curdas combatiam os jihadistas.
Mas neste domingo "é a primeira vez em que a coalizão dá apoio aéreo a grupos não curdos em seu combate ao EI na Síria", afirmou à AFP Rami Abdel Rahman, diretor do Observatório Sírio de Direitos Humanos (OSDH).
Segundo a organização, "um avião da coalizão lançou quatro ataques contra posições do EI em Suran", localidade rebelde capturada pelos jihadistas há uma semana.