Jornal Correio Braziliense

Mundo

Deputado xenófobo holandês quer exibir caricaturas de Maomé na TV

"A única maneira de mostrar aos jihadistas que jamais cederemos ao terror e à violência é fazer precisamente o que eles querem impedir", disse o deputado em um comunicado

Haia, Holanda - O deputado xenófobo holandês Geert Wilders quer exibir caricaturas de Maomé na televisão pública, depois de ser proibido de expô-las no Parlamento, indicou em um comunicado.

Wilders quer mostrar as imagens em um dos espaços políticos da televisão pública para defender a liberdade de expressão.

É uma resposta ao ataque no Texas (Estados Unidos) em 4 de maio contra um concurso de caricaturas de Maomé, no qual Wilders participou, e que mais tarde foi reivindicado pelo grupo Estado Islâmico (EI).

"A única maneira de mostrar aos jihadistas que jamais cederemos ao terror e à violência é fazer precisamente o que eles querem impedir", disse o deputado em um comunicado.



Muitos muçulmanos consideram as caricaturas do profeta como blasfêmia, enquanto as autoridades holandesas alertaram Wilders de que se ele fizer o que pretende poderá ser banido da televisão pública por um período de até quatro anos.

Wilders tentou organizar uma exposição de caricaturas de Maomé no Parlamento, mas não conseguiu cumprir as condições de neutralidade exigidas pela câmara.