Kirkuk - Uma das mais importantes instalações para a fabricação de carros-bomba do grupo Estado Islâmico (EI) foi completamente destruída por um ataque aéreo lançado nesta quarta-feira no Iraque - anunciaram autoridades iraquianas.
Situado na entrada da cidade de Hawija (nordeste de Bagdá), o local era usado pelo grupo para transformar veículos em bombas de grande potência, relataram as autoridades, acrescentando que a ofensiva foi realizada pela coalizão internacional liderada pelos Estados Unidos.
Um boletim diário do comando da coalizão internacional relatou a ocorrência de um ataque "perto de Hawija contra uma instalação VBIED (artefato explosivo improvisado colocado em veículos) do EI".De acordo com um coronel iraquiano, essa instalação era "a maior do EI no Iraque e na Síria".
Autoridades consultadas pela AFP disseram que a ofensiva matou vários jihadistas, mas também matou e feriu civis.Fotos que teriam sido tiradas no local mostram uma ampla área coberta de escombros, incluindo restos de veículos.
Cada vez mais, o EI tem recorrido a "caminhões-bomba", carregados de explosivos e dirigidos por suicidas, em suas ofensivas no Iraque. Com esse recurso, o grupo conseguiu tomar Ramadi, capital da província ocidental de Al-Anbar, em 17 de maio passado.