Jornal Correio Braziliense

Mundo

Barris de explosivos lançados pelo regime sírio deixam ao menos 24 mortos

Desde o início da revolta contra o regime, em 2011, mais de 220.000 pessoas perderam a vida na guerra na Síria, segundo o Observatório Sírio dos Direitos Humanos

Beirute - Ao menos 24 pessoas, entre elas oito crianças, morreram por barris de explosivos lançados nesta quarta-feira a partir de helicópteros do exército no norte da Síria, informou uma ONG. O Observatório Sírio dos Direitos Humanos (OSDH) afirmou que os ataques ocorreram nas províncias de Aleppo e de Idleb.

Na província de Aleppo, 16 pessoas, entre elas oito crianças, perderam a vida em Tal Rifaat quando os helicópteros lançaram ao menos quatro barris carregados de explosivos, segundo o OSDH. Na província de Idleb, oito membros de uma família morreram em um ataque similar na localidade de Kafr Sijna.



O número de vítimas pode aumentar - segundo o OSDH - devido à quantidade de feridos. As organizações de direitos humanos criticam o uso de barris repletos de explosivos por se tratar de armas sem precisão alguma e cujas principais vítimas são os civis.

O presidente sírio, Bashar al-Assad, negou que suas forças utilizem este tipo de armas, mas ativistas e organizações de direitos humanos têm fotografias que demonstram o contrário. Desde o início da revolta contra o regime, em 2011, mais de 220.000 pessoas perderam a vida na guerra na Síria, segundo o OSDH.