Jornal Correio Braziliense

Mundo

FBI nega uso de aviões para vigilância maciça de americanos

As aeronaves são usadas em investigações contra pessoas específicas, afirma porta-voz

Washington, Estados Unidos - O FBI (a Polícia Federal americana) usa aviões, regularmente, em investigações criminais, ou antiterroristas, mas não em operações de vigilância em larga escala - informou um porta-voz da instituição nesta terça-feira (2/6).

"O programa de aviação do FBI não é um segredo", declarou Christopher Allen, ao ser consultado pela AFP sobre recentes operações de vigilância feitas com aviões atribuídos ao FBI.

Pequenos aparelhos sobrevoaram várias áreas sensíveis de Baltimore (nordeste dos Estados Unidos) durante os protestos raciais que explodiram nessa localidade no mês passado, após a morte de um cidadão negro nas mãos da polícia.

Leia mais notícias em Mundo


"O FBI utiliza de forma regular capacidades aéreas de apoio em investigações pontuais contra indivíduos particulares", explicou o porta-voz.

"Mas os aparelhos não estão equipados, nem concebidos, nem são utilizados para operações de coleta, ou vigilância em massa", esclareceu.

Uma auditoria recente da Inspeção Geral do Departamento de Justiça americano estabeleceu que o programa de aviação do FBI é um "elemento de grande valor das operações antiterroristas, de contraespionagem e das investigações criminais do FBI", acrescentou a nota.