Washington - Cinco pré-candidatos republicanos à Casa Branca estão quase empatados, com 10% das intenções de voto, a poucas semanas para as primárias de seu partido, de acordo com uma pesquisa realizada pela Universidade de Quinnipiac divulgada nesta quinta-feira.
A disputa promete ser acirrada para definir quem disputará a presidência com o representante do partido Democrata, que tem como pré-candidata favorita Hillary Clinton.
O ex-governador da Flórida, Jeb Bush, que ainda não anunciou oficialmente sua candidatura, e o senador Marco Rubio têm 10% das intenções de voto, bem como três candidatos ultraconservadores: o governador de Wisconsin Scott Walker, o ex-governador de Arkansas e apresentador da Fox Mike Huckabee e o cirurgião aposentado e único candidato republicano negro Ben Carson.
O senador Rand Paul, que recentemente se opôs aos programas de vigilância do governo americano, obtém 7% das intenções de voto, o senador do Texas e líder do Tea Party Ted Cruz,recebe 6% e o magnata imobiliário Donald Trump, 5%.
Sinal inequívoco de incerteza, cerca de 20% dos entrevistados disseram que ainda não escolheram seu candidato."Podemos dizer que as primárias republicanas para a eleição presidencial de 2016 não estão fáceis para ninguém", disse o vice-diretor da Quinnipiac, Tim Malloy.
No que diz respeito aos democratas, Clinton, que pretende tornar-se a primeira mulher presidente dos Estados Unidos, recebe 57% das intenções de voto --três pontos a menos que em 24 abril--, e supera amplamente o candidato socialista Bernie Sanders, que recebe 15%.
O vice-presidente Joe Biden, que não é candidato, estaria em terceiro lugar, com 9%. O ex-governador de Maryland, Martin O;Malley, que anunciará sua pré-candidatura no próximo sábado, recebe apenas 1% das intenções de voto.
Quando perguntou aos entrevistados sobre quem escolheriam se tivesse que eleger entre dois candidatos, apenas Rand Paul e Marco Rubio representaram uma ameaça à Clinton, que recebe 46% das intenções de voto contra 42% para Paul e 41% de Rubio. Se o seu adversário for Jeb Bush, Clinton receberia 47% dos votos contra 37% do ex-governador da Flórida. A pesquisa foi realizada entre 19 e 26 de maio, com 1.711 eleitores registrados e tem uma margem de erro de 2,4 pontos percentuais.