Jornal Correio Braziliense

Mundo

Mais de 800 pessoas morrem após forte onda de calor na Índia

No estado de Andhra Pradesh (sul), o mais afetado, 551 pessoas morreram na última semana

Hyderabad, Índia - A onda de calor que afeta a Índia desde a semana passada, com temperaturas próximas dos 50 graus em várias cidades, provocou a morte de mais de 800 pessoas, anunciaram as autoridades. No estado de Andhra Pradesh (sul), o mais afetado, 551 pessoas morreram na última semana. Os hospitais foram mobilizados para receber as vítimas do calor.



No estado de Telanga, vizinho de Andhra Pradesh, 231 pessoas morreram nos últimos sete dias. As temperaturas chegaram a 48;C durante o fim de semana. Em Orissa (leste), 11 pessoas morreram vítimas da onda de calor. A meteorologia emitiu um "alerta vermelho" para terça-feira e quarta-feira no estado, onde as temperaturas devem chegar a 45 graus. Em Bengala Ocidental, 13 pessoas morreram e os sindicatos de taxistas recomendaram aos motoristas que reduzam o ritmo de trabalho.

Centenas de pessoas, essencialmente as mais pobres, morrem a cada verão na Índia. Dezenas de milhares sofrem com os cortes de energia elétrica, resultado de uma rede sobrecarregada. Segundo o Hindustan Times, as condições meteorológicas provocam o risco de seca nos estados mais afetados pela onda de calor, antes do início da temporada de chuvas de monção.