[VIDEO1]
As imagens de uma cachoeira, com o canto de pássaros e o barulhinho do vento, da água (e, muitos acreditam, da paz) têm chamado a atenção de milhões de pessoas de todo o mundo. A proposta do artista irlandês Johnnie Lawson é desestressar quem assiste aos vídeos - de uma, oito ou nove horas de duração! - com a mesma paisagem, apenas para relaxar. O sucesso foi tão grande que hospitais do Reino Unido passaram a usar o material como auxiliar no tratamento de pacientes submetidos a fortes doses de estresse. Um dos vídeos já acumula 7,6 milhões de visualizações. Lwason revela, em entrevista ao Correio, que não tem o hábito de assistir aos próprios vídeos. "Eu moro em uma posição tão privilegiada que não preciso. É só sair que ela (a natureza) está lá", contou.
Morador de County Leitrim, um município no Noroeste da Irlanda, com pouco mais de 1,8 mil habitantes, Johnnie conta que os primeiros filmes foram gravados há cinco anos, sem a intenção de um dia tornarem-se virais de internet. Depois de exibir dois deles durante uma exposição de seus quadros, o irlandês resolveu despretensiosamente publicá-los no YouTube.
O artista pediu que as pessoas comentassem as experiências vividas com eles e, pouco tempo depois uma moradora de Nova York o respondeu. "Ela disse que tinha batido o carro no dia anterior e estava muito mal, só tinha um computador e assistir o vídeo a fazia se sentir melhor. Eu me senti muito privilegiado por isso, inspirou-me a compartilhar mais imagens", lembra. Pessoas de várias partes da América do Norte e Europa assistiram as imagens e disseram ter resolvido problemas de insônia.
[VIDEO2]
Pesquisa
O psicólogo Dorothy Wade trabalha na unidade de cuidados intensivos do University College Hospital, em Londres. As enfermeiras dão computadores e tablets com diferentes materiais de relaxamento para os pacientes que passam por situações de estresse, como parte da terapia para pessoas. "Isso inclui vídeos de Johnnie Lawson, com cenas tranquilas da natureza", contou à BBC.
Os médicos de alguns hospitais do Reino Unido perceberam que pessoas com estresse elevado, depois de algumas semanas apresentaram melhoras após assistir aos vídeos. O Hospital Universitário de Londres passou a fazer pesquisas sobre pessoas que frequentam o ambiente hospitalar por longos períodos - internadas ou em tratamento - e têm dificuldades para dormir. Os resultados ainda não foram divulgados, mas pessoas que tinham dificuldade para dormir continuam a escrever para Lawson relatando melhorias.
No canal de Johnnie podem ser encontrados 172 vídeos com incontáveis horas de sons da natureza. As paisagens são, na maioria, de mata.