Jornal Correio Braziliense

Mundo

EUA prometem ajudar Paquistão a investigar ataque contra xiitas

Pelo Twitter, militantes sunitas do EI assumiram o ataque, aumentando os temores da crescente influência dos jihadistas no Oriente Médio

Washington - Os Estados Unidos ofereceram ajuda ao Paquistão, nesta quinta-feira, para investigar o ataque letal contra um ônibus em Karachi, na primeira ofensiva nesse país reivindicada pelo Estado Islâmico (EI).No episódio, 44 xiitas muçulmanos morreram.

"Apoiaremos os esforços que levarem todos os responsáveis perante a Justiça e estamos prontos para fornecer ajuda na investigação desse trágico ataque", disse o secretário de Estado americano, John Kerry.



O secretário também condenou "o ataque atroz" e manifestou a solidariedade do povo americano com "o povo do Paquistão".Na quarta-feira, na maior cidade do Paquistão, homens armados atiraram contra um ônibus que transportava membros da minoria xiita muçulmana.

Pelo Twitter, militantes sunitas do EI assumiram o ataque, aumentando os temores da crescente influência dos jihadistas no Oriente Médio.Nesta quinta-feira, John Kerry participava de uma cúpula em Camp David, nos EUA, com os líderes do Golfo. Em parte, o grupo foi convocado pelo presidente Barack Obama para coordenar os esforços para combater o EI, que tomou amplas faixas de território do Iraque e da Síria.