Bujumbura - A rádio nacional do Burundi parou de transmitir nesta quinta-feira, constatou a AFP, num momento em que golpistas burundineses tentavam se apoderar da sede deste meio de comunicação para expulsar dali os soldados leais ao presidente Pierre Nkurunziza.
A rádio já não era captada em sua frequência habitual e o diretor da estação, Freddy Nzeyumana, confirmou que a emissora parou de funcionar. "Nos atacaram (...) Acabam de cortar a emissora e paramos de transmitir", declarou.
Eram ouvidos disparos de metralhadoras e morteiros perto da rádio, segundo o jornalista da AFP, que não conseguiu ter acesso ao edifício porque as tropas leais a Nkurunziza o impediram.
Intensos confrontos entre tropas rivais do Burundi explodiram na quinta-feira na capital, Buyumbura, um dia após um general tentar dar um golpe de Estado contra Nkurunziza.
Fontes militares e testemunhas afirmaram que as tropas leais ao presidente estavam tentando repelir um ataque contra o complexo da rádio e a televisão estatais.
O presidente estava na vizinha Tanzânia quando o golpe foi declarado e permanece em uma localização secreta de Dar es Salaam, indicaram oficiais tanzanianos.