Jornal Correio Braziliense

Mundo

David Cameron preside primeira reunião do novo governo britânico

início da reunião, Cameron levantou uma cópia do programa eleitoral de seu partido e disse: "Temos o mandato de cumprir tudo isso".

Londres - O primeiro-ministro britânico, David Cameron, presidiu nesta terça-feira a primeira reunião de seu governo após sua vitória nas eleições e exigiu que seus ministros cumpram um programa eleitoral que inclui o referendo de saída da União Europeia. No início da reunião, Cameron levantou uma cópia do programa eleitoral de seu partido e disse: "Temos o mandato de cumprir tudo isso".

"Este será um governo diferente", prosseguiu. "Não é um governo de coalizão, toda a responsabilidade é nossa. Nada do que está (no programa) aqui ficará parado", acrescentou.



Os conservadores enfrentam sua segunda legislatura consecutiva no governo, mas na anterior atuaram em coalizão com os liberais-democratas, enquanto agora governam sozinhos, depois de conquistarem na quinta-feira a maioria absoluta do Parlamento.Seu programa inclui a realização de um referendo de saída da União Europeia antes do fim de 2017, ao término de uma fase de negociação.

O ministro das Finanças, George Osborne, número dois do governo, prometeu que enfrentarão as negociações "de um modo construtivo e comprometido, mas também firme e decidido".

"Ninguém deve subestimar nossa determinação em ter êxito em benefício dos trabalhadores da Grã-Bretanha, de fato, dos trabalhadores de toda a União Europeia", declarou em Bruxelas, onde participou de uma reunião ministerial ordinária.