Jornal Correio Braziliense

Mundo

Presidente cubano se reúne com colega argelino em visita a Argel

Não foram dadas informações imediatas sobre o conteúdo da conversa entre os dois chefes de Estado, cujas nações integram o Movimento de Países não Alinhados

O presidente cubano, Raúl Castro, que iniciou no domingo uma visita oficial de três dias à Argélia, reuniu-se nesta segunda-feira com seu colega, Abdelaziz Buteflika, anunciou uma fonte oficial.

Não foram dadas informações imediatas sobre o conteúdo da conversa entre os dois chefes de Estado, cujas nações integram o Movimento de Países não Alinhados.

O encontro transcorreu na presença do presidente do Conselho da nação argelina, Abdelkader Bensalá, do premiê Abdelmalek Sellal, e de outros ministros e autoridades, segundo a agência APS.

O presidente cubano chegou a Argel, acompanhado de Ricardo Cabrisas, vice-presidente do Conselho de ministros, de Bruno Rodríguez, ministro das Relações Exteriores, e do general Leopoldo Cintra Frías, ministro das Forças Armadas revolucionárias.

A delegação que acompanha o chefe de Estado cubano deve explorar "com seus contrapartes (argelinos) as vias e os meios para consolidar a cooperação e o intercâmbio entre a Argélia e Cuba", segundo um comunicado da presidência argelina.

A cooperação entre Argélia e Cuba alcança diversos domínios, como saúde, turismo, instalações hidráulicas, ensino superior e pesquisa científica, educação, esporte, pesca, agricultura, desenvolvimento sustentável e cultura.

Esta é a segunda visita de Raúl Castro à Argélia, depois da primeira, realizada em 2009.