Jornal Correio Braziliense

Mundo

Obama receberá líderes dos países do Golfo em 13 e 14 de maio

Encontros serão a ocasião para discutir os meios de "reforçar a cooperação em termos de segurança"

Washington, Estados Unidos - O presidente Barack Obama receberá os seis dirigentes do Conselho de Cooperação do Golfo (CCG) em meados de maio para discutir o programa nuclear iraniano e os conflitos em Iêmen, Iraque e Síria, informou nesta sexta-feira (17/4) a Casa Branca. Estes encontros, no dia 13 de maio na Casa Branca e no dia 14 em Camp David, residência de verão dos presidentes americanos, serão a ocasião para discutir os meios de "reforçar a cooperação em termos de segurança", indicou o executivo.

[SAIBAMAIS]Esta reunião foi anunciada no início de abril por Obama, que busca dar segurança às monarquias do Golfo, após a conclusão de um acordo preliminar com o Irã sobre seu controverso programa nuclear. O regime sunita saudita, grande rival do Irã xiita, teme que Teerã se dote finalmente de uma bomba atômica após o levantamento das sanções internacionais que amordaçam sua economia.



A Arábia Saudita, junto aos seus aliados, realiza uma intervenção militar no Iêmen para ajudar o presidente deste país frente ao avanço rebelde dos xiitas huthis apoiados pelo Irã. A Casa Branca não deu mais detalhes sobre o desenvolvimento destes dois dias de reuniões com as monarquias do CCG (Arábia Saudita, Bahrein, Emirados Árabes Unidos, Kuwait, Omã e Catar).