Roma, Itália - A companhia italiana Benetton anunciou nesta sexta-feira (17/4) que enviará 1,1 milhão de dólares ao fundo destinado a indenizar as vítimas do desabamento do edifício Rana Plaza em 2013, o pior acidente do setor têxtil em Bangladesh. Companhias como as espanholas Inditex e El Corte Inglés, a irlandesa Primark ou a britânica Bonmarché já haviam se comprometido a participar deste fundo.
O gabinete de especialistas PricewaterhouseCoopers (PwC) realizou um estudo para a Benetton, baseando-se em um documento da Organização Internacional do Trabalho (OIT) que estimava em 30 milhões de dólares a quantia necessária para o fundo de indenização. "A PwC calculou que, levando-se em conta a relação comercial com o Rana Plaza, a contribuição da Benetton deve ser 550 mil dólares", segundo o comunicado.
A companhia também declarou que já havia dado 500 mil dólares através da ONG Brac de Bangladesh para apoiar cerca de 300 vítimas e seus familiares, antes inclusive da criação do fundo de indenização, oito meses depois da catástrofe.