México - O vulcão mexicano de Colima (oeste) lançou na manhã desta quinta-feira uma coluna de fumaça de mais de 3.500 metros de altura que provocou uma chuva de cinzas sobre Ciudad Guzmán, sem causar danos, informou a Defesa Civil.
"Queda moderada de cinzas vulcânicas em Ciudad Guzman", disse via Twitter a Defesa Civil do estado de Jalisco, vizinho ao Colima, ao qual pertence a cidade afetada.
Uma funcionária da agência disse à AFP que nenhum incidente ou dano por conta das cinzas foi relatado em Ciudad Guzman, de cerca de 100.000 habitantes.
Conhecido como "Vulcão de Fogo", o Colima tem 3.860 metros de altura e é um dos mais movimentados do país. Ele está localizado na divisa dos estados de Colima e Jalisco.
O diretor do Serviço Federal de Proteção Civil, Luis Felipe Puente, recomendou que as pessoas tenham cuidado, usem máscaras ao irem para fora, retirem o excesso de cinzas de telhados frágeis para evitar o colapso e cubram tanques e reservatórios de água para evitar a contaminação do líquido.
O vulcão Colima, que entrou em erupção pela última vez em janeiro de 2013, expulsou em novembro do ano passado uma coluna de cinzas que chegou a 5 km de altura. Em fevereiro passado, ele lançou uma outra coluna de cinzas que chegou a mais de 2 km de altura.