Jornal Correio Braziliense

Mundo

Papa Francisco dedica missa matinal no Vaticano aos 88 anos de Bento XVI

Secretário particular de Bento XVI, Monsenhor Georg Gänswein, afirmou à televisão italiana Retequattro que Joseph Ratzinger está muito lúcido e vivaz

Cidade do Vaticano, Santa Sé - O papa Francisco dedicou sua missa diária na capela Santa Marta aos 88 anos de seu predecessor, Bento XVI, que, segundo seu colaborador mais próximo, "continua lúcido e vivaz, apesar de se preparar para a morte como toda pessoa de sua idade".



"Gostaria de recordar que hoje é o aniversário do papa Bento XVI. Ofereço esta missa para ele e os convido a rezar por ele, para que o Senhor o apoie e dê a ele muita alegria e felicidade", afirmou Francisco.

O secretário particular de Bento XVI, Monsenhor Georg G;nswein, afirmou à televisão italiana Retequattro que Joseph Ratzinger está muito lúcido e vivaz. "O único problema são suas pernas, é difícil caminhar".

G;nswein acrescentou que Bento pensa na morte e se prepara para este momento.

"É evidente que um homem de 88 anos pensa nisso. Falamos várias vezes sobre o tema, o papa e eu, apesar de ser uma pessoa muito discreta e reservada. Para ele, preparar-se para a morte significa preparar-se para seu encontro com Deus", explicou.