Washington - O Japão superou a China como maior detentor dos títulos do Tesouro americano em fevereiro, quando a balança de fluxo de capitais se manteve no vermelho, segundo dados publicados nesta quarta-feira pelo Departamento de Tesouro dos Estados Unidos.
O Japão possui cerca de 1,224 trilhão de dólares em bônus do Tesouro americano, apenas um bilhão a mais do que os 1,223 trilhão em propriedade da China (sem incluir Hong Kong), revelou o informe. É a primeira vez desde agosto de 2008 que os japoneses superam a China como donos desses papéis.
Muito atrás, o Caribe ocupa a terceira posição, com 350,6 bilhões de dólares, na frente da Bélgica, que tem 345,3 bilhões.Embora a balança de fluxo de capitais se mantenha no vermelho no segundo mês do ano, esse déficit caiu de 67,3 bilhões de dólares (cifra revisada) em janeiro para 10,6 bilhões em fevereiro.
Segundo os dados do governo, o déficit deve-se fundamentalmente ao menor interesse dos investidores institucionais pelos bônus do Tesouro americano.