Mais de 30 caminhoneiros libaneses estão bloqueados há 48 horas entre a Jordânia e a Síria, quando os rebeldes sírios tomaram um posto de fronteira e as autoridades jordanianas fecharam a fronteira, informou seu sindicato. O Observatório Sírio para os Direitos Humanos (OSDH) evocou saques na zona franca pelos rebeldes e civis que levaram seus veículos e mercadorias.
[SAIBAMAIS]Entre 30 e 35 caminhoneiros libaneses que atravessavam a Síria para a Jordânia estão bloqueados na zona franca entre os dois países desde quarta-feira, indicou o presidente do sindicato de caminhões frigoríficos no Líbano, Omar al Ali. "A maioria havia completado os trâmites previstos no posto de Nasib (lado sírio) e se dirigiam a Jaber (lado jordaniano) quando Amã fechou a fronteira", disse ele.
Leia mais notícias em Mundo
"O conteúdo dos caminhões, que transportam óleo, móveis e eletrodomésticos, foi saqueada pelos moradores e alguns caminhoneiros ficaram feridos nos combates" entre os rebeldes sírios (incluindo combatentes da frente Al-Nusra, ramo sírio da Al-Qaeda) e o exército de Damasco pelo controle do posto fronteiriço.
Por sua vez, o diretor do OSDH, Rami Abdel Rahman, indicou à AFP que havia pelo menos 300 veículos civis e caminhões bloqueados. Nasib era a última passagem de fronteira com a Jordânia ainda sob o controle do regime de Bashar al-Assad.