Jornal Correio Braziliense

Mundo

Blogueiro contrário ao fundamentalismo é assassinado em Bangladesh

Contrário ao fundamentalismo religioso, Washiqur Rahman foi morto a facadas a 500 metros de casa

Dacca, Bangladesh - Um blogueiro foi assassinado a facadas nesta segunda-feira (30/3) em Dacca, a capital de Bangladesh, anunciou a polícia, a segunda morte de um autor independente desde a de um blogueiro americano em fevereiro.


Washiqur Rahman, de 27 anos, "foi brutalmente assassinado a facadas nesta manhã com uma grande faca a 500 metros de sua casa, em Daca", disse à AFP o chefe da polícia local, Wahidul Islam.

Dois homens foram presos logo depois do crime quando tentavam fugir.

Segundo outro autor ativo nas redes sociais, a vítima era conhecida por ter escrito contra "o fundamentalismo religioso", algo que a polícia não pôde confirmar.

"Era um livre pensador progressista contrário ao fundamentalismo religioso", disse à AFP Imran Sarker, responsável pela rede de blogueiros Blogger and Online Activists Network.

Esta morte ocorreu um mês após o assassinato do blogueiro americano Avijit Roy com um machado quando voltava para casa com a esposa.

Pela morte de Roy, ateu e defensor fervoroso do Estado laico neste país onde 90% dos 160 milhões de habitantes são muçulmanos, a polícia deteve no início de março um islamita por considerá-lo suspeito do crime.