Jornal Correio Braziliense

Mundo

Número de vítimas fatais do temporal no norte do Chile chega a 17

Vinte pessoas continuam desaparecidas, todas na região de Atacama, e 4.562 permancem refugiadas em abrigos disponibilizados pelo governo

Santiago, Chile - As vítimas fatais do incomum temporal que atingiu na semana passada o desértico norte do Chile aumentaram a 17, enquanto o número de 20 desaparecidos se mantém, declarou nesta segunda-feira (30/3) um último boletim oficial.



Três novos cadáveres se somaram nas últimas horas à lista de vítimas fatais produto das chuvas que arrasaram vários povoados na região do Atacama, 800 km ao norte de Santiago, e a cidade vizinha de Antofagasta.

Já os afetados somavam 26.000, de acordo com o documento entregue nesta segunda-feira pelo Escritório Nacional de Emergências (Onemi).

Três mineiros do grupo dos 33, que se tornaram famosos ao terem sido resgatados depois de permanecerem mais de dois meses presos no fundo de uma mina, não foram localizados após os temporais.

Luis Uzrúa, líder dos 33 mineiros do Atacama, declarou no domingo que depois dos temporais não tinha notícias de Ariel Ticona, Esteban Rojas e Víctor Segovia.

Ticona e Rojas viviam na localidade de Paipote, perto da cidade de Copiapó e uma das mais atingidas pelos temporais.

"Neste momento há dois dos companheiros que não conseguimos contactar por via telefônica", disse Urzúa entrevistado pela rádio Cooperativa.

O mineiro acrescentou que também não conseguiu se comunicar com Víctor Segovia.

O temporal afetou ainda outro membro do grupo dos 33, Víctor Zamora, cuja casa foi arrasada no pequeno povoado minerador de Tierra Amarilla, a 15 km de Copiapó.

"Esta é outra tragédia, perdemos tudo", disse Zamora na sexta-feira à AFP.