"La Promenade" e "Autoportrait", obras do pintor francês Pierre Bonnard (1867-1947), arrecadaram cerca de 1 milhão de euros cada em uma venda realizada neste domingo pela casa de leilões Osenat.
"La Promenade", um óleo sobre tela de 1900, partiu de uma base de 250 mil a 350 mil euros, mas foi adquirido por um comprador estrangeiro por 970 mil, informou à AFP a casa Osenat.
A obra recria uma cena da vida parisiense, onde o pintor convida a acompanhar a conversa de duas mulheres que caminham protegidas por um guarda-chuva em um dia ensolarado.
"Autoportrait", um óleo sobre tela de 1889, quando o pintor tinha 22 anos, tinha um valor estimado de 200 mil a 300 mil euros, e foi comprado por 960 mil por um colecionador americano. A obra é o primeiro autorretrato de uma longa série a que o artista deu continuidade ao longo de sua vida.
A casa Osenat vendia 100 peças assinadas por Bonnard - pinturas, desenhos, croquis, livros ilustrados, esculturas e manuscritos, reunidas pelo sobrinho-neto do artista, Antoine Terrasse, que dedicou parte de sua vida ao estudo da obra do pintor.