Jornal Correio Braziliense

Mundo

Presidente do Afeganistão agradece às tropas dos EUA pela ocupação

Em discurso a soldados e oficiais dos EUA, durante cerimônia no Pentágono, Ghani disse "obrigado" inúmeras vezes

O presidente afegão, Ashraf Ghani, expressou, nesta segunda-feira, sua profunda gratidão às tropas dos Estados Unidos, durante visita a Washington que pretende marcar uma nova fase nas relações entre os dois governos, após anos de desentendimentos.

Em discurso a soldados e oficiais dos EUA, durante cerimônia no Pentágono, Ghani disse "obrigado" inúmeras vezes, acrescentando que seu país vai agradecer para sempre pelos benefícios dos mais de 850 mil militares que chegaram ao Afeganistão desde os ataques de 11 de setembro de 2001.

Depois desse evento, Ghani se reuniu com o secretário de Estado americano, John Kerry, na residência presidencial de Camp David.

A mudança nas relações é, em parte, devido ao fato de Ghani ter assumido a Presidência, em 2014. Oficiais das Forças Armadas dos EUA veem nele alguém capaz de arejar a aproximação entre os dois países. A comparação é feita com o antecessor Hamid Karzai, que costumava entrar em rota de colisão e dificultar esforços diplomáticos e militares do governo dos Estados Unidos.

Nos jardins do Pentágono, o presidente afegão disse que estava ali para "dizer obrigado, em nome de um povo grato às pessoas que trabalham nesse prédio e a toda a sociedade nos Estados Unidos pelo contínuo sacrifício para nos trazer liberdade e esperança, desde o 11 de Setembro".