A Casa Branca indicou que o presidente Barack Obama poderá ligar ainda nesta quinta-feira (19/3) para o primeiro-ministro israelense Benjamin Netanyahu, que foi eleito novamente nas legislativas de terça-feira. Obama ainda não falou com Netanyahu, que se já foi saudado por inúmeros representantes legislativos da oposição republicana.
As declarações do dirigente israelense de que seu governo não é favorável a uma solução de dois Estados no conflito palestino obrigaram os Estados Unidos a "reavaliar sua posição", afirmou Earnest, porta-voz do presidente, precisando que ainda não foi adotada qualquer posição a respeito.
Leia mais notícias em Mundo
Netanyahu afirmou nesta quinta-feira que os Estados Unidos e Israel são um para o outro os melhores aliados e que não têm outra alternativa a não trabalhar juntos.
Em suas primeiras declarações a um meio de meio de comunicação americano depois de sua vitória nas legislativas israelenses, Netanyahu afirmou ao canal NBC que os dois países podem ter diferenças, mas, no final, "trabalharemos juntos porque não temos outra alternativa".
A relação entre Israel e os Estados Unidos também andam meio delicadas depois que Netanyahu fez um discurso no Congresso americano criticando a negociação nuclear entre Washington e Teerã, o que desagradou o governo de Barack Obama.