Jornal Correio Braziliense

Mundo

Greve de pilotos da Lufthansa cancela 750 voos e afeta 800 mil passageiros

Sindicato critica há vários meses o projeto da direção da empresa de eliminar a atual possibilidade dos pilotos de pré-aposentadoria aos 55 anos com 60% do salário

Berlim, Alemanha - Um total de 750 voos de curta e média distância da Lufthansa foram anulados nesta quarta-feira (18/3) por uma nova greve de pilotos da companhia alemã, e a paralisação deve prosseguir na quinta-feira (19/3), mas apenas para voos de longa distância.

Dos 1.400 voos previstos para quarta-feira procedentes ou com destino a Alemanha e Europa, 750 foram cancelados, o que afeta 80.000 passageiros, segundo um porta-voz da empresa. Todos os voos cancelados tinham pouso ou decolagem nos aeroportos de Frankfurt ou Munique. A Lufthansa propôs a mudança da passagem por um bilhete de trem aos passageiros com voos anulados.

Os pilotos protestam contra uma mudança nas condições de pré-aposentadoria. O sindicato Cockpit anunciou que a greve deve prosseguir na quinta-feira, mas afetará apenas os voos de longa distância e os fretes da Lufthansa Cargo.



O Cockpit critica há vários meses o projeto da direção da empresa de eliminar a atual possibilidade dos pilotos de pré-aposentadoria aos 55 anos com 60% do salário. O sindicato também critica a intenção da Lufthansa de apostar em empresas de baixo custo ante a uma concorrência crescente.

Em 2014, as repetidas greves custaram ao grupo 232 milhões de euros.