Jornal Correio Braziliense

Mundo

Primeiro-ministro chinês admite fracasso na luta contra a poluição

Li, segundo na hierarquia comunista, fez as declarações durante um encontro anual com jornalistas, que devem enviar as perguntas de maneira antecipada

A China está abaixo das expectativas de sua população na luta contra a poluição atmosférica, afirmou o primeiro-ministro Li Keqiang, uma semana depois de Pequim impedir a exibição de um documentário crítico sobre a questão. Li, segundo na hierarquia comunista, atrás apenas do presidente Xi Jinping, fez as declarações durante um encontro anual com jornalistas, que devem enviar as perguntas de maneira antecipada. O encontro acontece ao fim da sessão plenária anual do Parlamento chinês.

[SAIBAMAIS]"O governo chinês está determinado a lutar contra a nuvem contaminante e a poluição", disse Li, para quem "o progresso realizado ainda está muito longe das expectativas" da população chinesa. Mais de 90% das cidades chinesas que medem a poluição atmosférica superaram em 2014 os níveis estabelecidos na diretriz oficial, segundo um relatório divulgado em janeiro pelo Greenpeace.

Leia mais notícias em Mundo

No ano passado, Li Keqiang declarou "guerra à poluição", uma das principais queixas dos chineses, que observam o aumento do número de casos de câncer de pulmão nas zonas urbanas. Este é o tema do documentário "Under the Dome" ("Sob a Cúpula"), produzido por uma ex-apresentadora do canal estatal chinês CCTV.

O sucesso do filme, que detalha as causas da contaminação no país, levou as autoridades chinesas a bloquear a exibição na internet. O documentário foi assistido mais de 155 milhões de vezes.