Jornal Correio Braziliense

Mundo

EUA 'condenam' repressão a estudantes durante protesto em Myanmar

A União Europeia indicou que lamenta "profundamente o uso da força contra manifestantes pacíficos", por meio da porta-voz Maja Kocijancic

Washington - Os Estados Unidos condenaram nesta terça-feira a repressão e o uso da força por parte da polícia contra uma manifestação estudantil em Myanmar, país cujos esforços de democratização são alentados por Washington.

"Estamos profundamente preocupados com as informações sobre o uso da violência por parte da polícia contra os manifestantes", declarou a porta-voz do departamento de Estado, Jennifer Psaki, após a prisão de mais de 120 manifestantes no centro deste país do sudeste da Ásia.

"Exortamos o governo de Myanmar a respeitar o direito de manifestação e de reunião de forma pacífica para expressar opiniões. A liberdade de reunião é um componente importante de qualquer sociedade democrática", disse a porta-voz.

A União Europeia indicou que lamenta "profundamente o uso da força contra manifestantes pacíficos", por meio da porta-voz Maja Kocijancic.



Ao menos 120 manifestantes foram detidos nesta terça-feira em Myanmar pela polícia, que dispersou violentamente uma passeata de estudantes contra uma reforma educativa considerada antidemocrática, a poucos meses das eleições legislativas do final de 2015, que têm o partido opositor da prêmio Nobel Aung San Suu Kyi como principal favorito.