Jornal Correio Braziliense

Mundo

Bispos católicos pedem para população irlandesa votar contra união gay

No referendo, a população será perguntada se quer que passe a valer uma emenda constitucional para permitir tais uniões.

Dublin - Nesta terça-feira, a Igreja Católica da Irlanda pediu à população local para votar "não" no referendo sobre casamento homossexual, marcado para 22 de maio.No referendo, a população será perguntada se quer que passe a valer uma emenda constitucional para permitir tais uniões

"Ficamos preocupados de que, se a emenda for aprovada, nunca mais será possível falar publicamente sobre o casamento como algo entre um homem e uma mulher", avaliou a confederação episcopal da Irlanda.



Se, por um lado, as sondagens preveem que o "sim" vai ganhar, muitas pessoas favoráveis a esta opção estão reticentes, o que poderia diminuir a diferença no resultado. Por outro lado, se a Igreja tem perdido influência devido a uma série de escândalos de abusos sexuais contra crianças, a Irlanda segue como um país de forte presença católica. No Censo de 2011, 84,2% da população se identificaram como pertencentes a essa fé.