Jornal Correio Braziliense

Mundo

Três homens são decapitados em público por jihadistas no norte do Iraque

Ao contrário da maioria das mensagens de propaganda do grupo jihadista, as fotos não mostram os corpos dos homens após a execução

Bagdá, Iraque - O grupo Estado Islâmico (EI) decapitou em público dois homens acusados de homossexualidade e outro por blasfêmia na região norte do Iraque, segundo fotos divulgadas nas redes sociais. A AFP não conseguiu confirmar as decapitações com fontes independentes.

Nas fotografias, os homens aparecem com os olhos vendados e estão ajoelhados diante do carrasco, que tem a cabeça coberta. O assassino exibe uma espada, diante dos olhos da multidão em uma cidade da província de Nínive não identificada.

Ao contrário da maioria das mensagens de propaganda do grupo jihadista, as fotos não mostram os corpos dos homens após a execução. Os motivos para as decapitações são citados na legenda das imagens.



O grupo EI controla vários territórios nas regiões norte e oeste do Iraque, incluindo a província de Nínive. As forças leais ao governo tentam recuperar espaço, com o apoio aéreo da coalizão internacional antijihadista, liderada pelos Estados Unidos.

Atualmente, o exército iraquiano tenta recuperar a cidade de Tikrit, 160 km ao norte de Bagdá e no meio do caminho entre a capital iraquiana e Mossul, capital da província de Nínive e também sob poder do Estado Islâmico.