Jornal Correio Braziliense

Mundo

Autoridade Palestina prende dezenas de membros do Hamas na Cisjordânia

A repressão atual é resultado do fracasso no estabelecimento da unidade palestina, entre Hamas (que controla a Faixa de Gaza) e Fatah (que governa a Cisjordânia).

Forças de segurança palestina na Cisjordânia anunciaram, nesta segunda-feira (9/3), a prisão de dezenas de membros do grupo islâmico Hamas, segundo informações dos dois lados.

Sediada em Ramallah, a Autoridade Palestina tem realizado detenções regulares de integrantes do Hamas, inclusive deputados. Mas a repressão atual é resultado do fracasso no estabelecimento da unidade palestina, entre Hamas (que controla a Faixa de Gaza) e Fatah (que governa a Cisjordânia).

"Recebemos informações sobre 60 membros do Hamas que foram presos na Cisjordânia", de acordo com uma fonte do Fatah, que pediu para não ser identificada.

Leia mais notícias em Mundo

Uma autoridade das forças de segurança da Autoridade Palestina informou que foram realizadas 40 detenções, sem dar maiores detalhes.

Em abril de 2014, a partir de um pacto de unidade assinado entre os dois governos, o Hamas deveria transferir o controle sobre Gaza, ao criar condições para a realização de eleições gerais no final do ano passado.

Apesar do acordo sobre a criação, em junho, de um governo formado por pessoas independentes de ambos os lados, o pacto estagnou durante a guerra de julho-agosto em Gaza, entre Hamas e Israel, mas também por vários confrontos a respeito de salários e o controle sobre Gaza.