Donetsk, Ucrânia - Pelo menos 32 trabalhadores morreram na quarta-feira (4/3) na explosão registrada em uma mina de Donetsk, no leste da Ucrânia, dominado pelos rebeldes pró-Rússia, segundo um novo balanço divulgado nesta quinta-feira (5/3) pelos separatistas e as autoridades pró-Kiev.
"Foram encontrados os corpos de 32 mineiros e outro continua desaparecido", afirma um comunicado do "ministério" separatista das Situações de Emergência. O balanço anterior registrava 17 mortos e 16 desaparecidos.
[SAIBAMAIS]As equipes de resgate iniciaram o processo de identificação dos corpos. "Já foram retirados 14 corpos da mina e sete foram identificados", anunciou a administração regional de Donetsk, pró-Kiev, que também confirmou a morte de 32 trabalhadores. A tragédia aconteceu na manhã de quarta-feira na mina de Zasiadko, uma das maiores da Ucrânia, na qual ainda trabalhavam 10.000 pessoas, apesar da guerra. Nos últimos anos, o local registrou vários acidentes mortais.
A explosão na mina do bairro de Kievski, próxima do aeroporto de Donetsk, local de intensos combates, não tem qualquer relação com o conflito armado que deixou mais de 6.000 mortos em 11 meses no leste da Ucrânia.
O presidente ucraniano, Petro Poroshenko, decretou um dia nacional de luto para esta quinta-feira.