Nova York - O cofundador da Microsoft e filantropo Bill Gates se mantém como o homem mais rico do mundo, à frente do mexicano Carlos Slim. A fortuna de Gates é estimada em 79,2 bilhões de dólares, três bilhões a mais que no ano anterior, segundo a "Forbes".
Fazem parte da mais recente lista 54 pessoas nascidas no Brasil ou com dupla cidadania. Nessa relação à parte, Jorge Paulo Lemann, empresário no ramo de cervejaria, figura em primeiro lugar (26; no ranking geral), com bens pessoais avaliados em 25 bilhões de dólares. A seguir, aparecem o banqueiro Joseph Safra (17,3 bilhões de dólares; 52;) e o também empresário no setor de cerveja, Marcel Herrmann Telles (13 bilhões de dólares; 89;).
Além de Slim e Ortega, somente mais três bilionários entre os 20 primeiros não são cidadãos dos EUA: os franceses Liliane Bettencourt (10;), herdeira e principal acionista da empresa de cosméticos L;Oreal, e Bernard Arnault (13;), dono da marca de artigos de luxo LVHM, e o investidor Li Ka-shing (Hong Kong, 17;).
Quase dois terços dos multimilionários (1.191 pessoas) fizeram fortuna por seus meios, enquanto 635 receberam herança total ou parcial.