Bagdá - Seis membros de uma família sunita de deslocados, um pai e seus cinco filhos, foram encontrados mortos com uma bala na cabeça nesta sexta-feira ao norte de Bagdá, informaram fontes médicas e da segurança.
"Homens armados mataram um pai e seus cinco filhos que eram de Tikrit", indicou uma fonte do Ministério do Interior, referindo-se a uma cidade 160 km ao norte de Bagdá, que é controlada pelos jihadistas do grupo Estado Islâmico (EI) desde o início de sua grande ofensiva, em junho de 2014."Atiraram na cabeça", informou.
[SAIBAMAIS]
Um coronel da polícia disse que a família precisou fugir de Tikrit, capital da província de Salaheddin, por causa da violência na região controlada pelo EI.Segundo ele, as vítimas foram "encontradas na casa para a qual se mudaram há um mês", num bairro predominantemente xiita de Husseiniyah, cerca de 10 km ao norte de Bagdá.
Fontes médicas informaram que os seis homens foram encontrados com as mãos amarradas."Um dos filhos era um oficial do antigo regime (de Saddam Hussein), três ainda eram estudantes", disse o coronel.
Após conseguir retomar em janeiro das mãos dos jihadistas a província de Diyala, vizinha de Salaheddin, as forças de segurança iraquianas se preparam para lançar uma grande ofensiva em Tikrit.
Milícias xiitas, que desempenham um papel fundamental na campanha do governo para reconquistar os territórios perdidos para o EI, são frequentemente acusadas %u200B%u200Bde envolvimento em assassinatos de sunitas suspeitos de cumplicidade com os jihadistas.