Jornal Correio Braziliense

Mundo

Jovem canadense se une às fileiras do grupo Estado Islâmico na Síria

Segundo sua irmã mais nova, a jovem teria se matriculado em um suposto curso online do Corão, oferecido por uma mulher de Edmonton (oeste do Canadá), mas na realidade ela explicava como chegar em Raqa

Ottawa, Canadá - Uma canadense de 23 anos uniu-se às fileiras do grupo Estado Islâmico na Síria, após ter sido recrutada pela internet, informou sua família em uma reportagem difundida nesta quarta-feira na emissora CBC.

Segundo sua irmã mais nova, a jovem teria se matriculado em um suposto curso online do Corão, oferecido por uma mulher de Edmonton (oeste do Canadá), mas na realidade ela explicava como chegar em Raqa, "capital" autoproclamada do Estado Islâmico.

Leia mais notícias em Mundo

A jovem viajou no verão passado para a Síria, apesar das advertências feitas à família pelo Serviço Canadense de Informação e de Segurança. "Disseram que estava em comunicação com pessoas perigosas", disse sua irmã à TV.

Há vários dias, a jovem não dá notícias, segundo seus familiares, que temem por sua vida.

Para o ministro federal de Segurança Pública Steven Blaney, este caso mostra a necessidade de adotar uma reforma antiterrorista. Esta polêmica reforma, que atualmente está em análise no Parlamento, permitiria investigar e deter este tipo de aspirantes à jihad.