Madri, Espanha - O líder do partido antiliberal Podemos, Pablo Iglesias, que vem ganhando destaque nas pesquisas de opinião na Espanha, desafiou, nesta quarta-feira, o chefe do governo conservador, Mariano Rajoy, a um debate televisivo com vistas a um frenético ano eleitoral.
"A Espanha merece um debate entre o senhor e eu, frente à frente, na televisão, quando quiser e onde quiser", desafiou Iglesias, de 36 anos, em um comício no Teatro de Madri, no centro da capital espanhola.
Um dia depois de Rajoy comparecer no Congresso para defender três anos de governo e celebrar a recuperação da economia, o líder antiliberal, aliado do premiê grego, Alexis Tsipras, fez uma imagem muito mais sombria do país.
Leia mais notícias em Mundo
"Venha comigo, venha ver a realidade do meu país", continuou o líder do Podemos, evocando o alto desemprego, que afeta 23% da população economicamente ativa, a queda dos salários médios e o aumento dos contratos de curta duração.
"Segundo dados oferecidos pela agência tributária, há quase 7,7 milhões de trabalhadores, 46% dos assalariados totais, que ganham menos ou muito menos de 1.000 euros por mês", afirmou.
Em seu discurso do Estado da Nação no Congresso, Rajoy afirmou que o pesadelo do país tinha acabado, após crescer 1,4% em 2014, depois de cinco anos de uma dura crise. "O pesadelo, senhor Rajoy, é a realidade do nosso país", rebateu Iglesias.
Criado há apenas um ano, o Podemos não tem representação no Parlamento espanhol, mas em muitas pesquisas aparece em primeiro ou segundo lugar nas intenções de voto, ombro a ombro com os conservadores de Mariano Rajoy, poucos meses antes de legislativas esperadas para o fim de um ano, repleto de eleições municipais e regionais.