Nova York, Estados Unidos - Três homens provenientes do Cazaquistão e do Uzbequistão, residentes em Nova York, foram presos por supostamente tentar se unir ao grupo Estado Islâmico (EI) na Síria, informaram as autoridades nesta quarta-feira.
Abdurasul Hasanovich Juraboev, de 24 anos, Akhror Saidakhmetov, de 19, e Abror Habibov, de 30, são acusados de conspirar para fornecer material de apoio a uma organização terrorista internacional.
"Os acusados queriam se unir ao Estado Islâmico (...), pegando um avião para a Turquia (...) e vários dos acusados previam cometer atos de terrorismo aqui, nos Estados Unidos, caso não pudessem viajar, inclusive matar agentes do FBI", disse o diretor-adjunto da polícia federam em Nova York, Diego Rodríguez, em um comunicado.
O jovem Saidakhmetov, um cidadão cazaque residente no Brooklyn, foi detido na quarta-feira no aeroporto John F. Kennedy, de Nova York, antes de embarcar em um avião rumo a Istambul.
Segundo a justiça, Saidakhmetov e Juraboev, cidadão uzbeque também residente no Brooklyn, planejavam viajar para a Turquia e depois à Síria para se unir ao grupo EI.
Juraboev comprou a passagem de avião para viajar de Nova York a Istambul no próximo mês, disse o procurador-federam de Nova York.
O terceiro suspeito, Habibov, é acusado de ajudar a custear os esforços de Saidakhmetov para se unir aos jihadistas sírios e está previsto que se apresente a uma corte da Flórida na quarta-feira. Juraboev e Saidakhmetov se apresentarão perante um juiz do Brooklyn, informou a promotoria.
Leia mais notícias em Mundo