Jornal Correio Braziliense

Mundo

Sobe para quatro número de mortos durante marcha patriótica na Ucrânia

Cidade de Kharkiv foi palco, nos últimos meses, de uma dezena de explosões suspeitas. Muitas deixaram feridos e foram qualificadas de atentados terroristas

O número de mortos no atentado do último domingo (22/2) durante a marcha patriótica em Kharkiv, no Leste da Ucrânia, aumentou nesta terça-feira (24/2) para quatro, informou o deputado ucraniano Anton Gerashchenko. "Hoje, às 5h (hora local) morreu no Hospital Nikolai Melnichuk um estudante de 18 anos", informou o parlamentar em sua página no Facebook.

Ele acrescentou que nove pessoas continuam internadas após o atentado feito durante a marcha, que marcava o primeiro aniversário da queda do ex-presidente ucraniano Viktor Ianukóvitch. Kharkiv fica situada a cerca de 200 quilômetros da zona de combate com os rebeldes pró-russos.

Kiev anunciou no último fim de semana o início de uma operação antiterrorista na cidade, enquanto o Serviço de Segurança da Ucrânia informou a detenção de quatro pessoas que, segundo as autoridades, preparavam uma série de atentados em Kharkiv.



No domingo, as autoridades ucranianas informaram que o atentado deixou três mortos, entre eles, um policial e um militante pró-europeu. De acordo com as testemunhas, o atentado ocorreu nas proximidades do Palácio dos Desportos.

A cidade de Kharkiv foi palco, nos últimos meses, de uma dezena de explosões suspeitas. Muitas deixaram feridos e foram qualificadas de atentados terroristas. Em Kiev e outras cidades também ocorreram marchas comemorando a queda do Ianukóvitch e a chegada ao poder de autoridades pró-ocidentais.