O número de mortos no atentado do último domingo (22/2) durante a marcha patriótica em Kharkiv, no Leste da Ucrânia, aumentou nesta terça-feira (24/2) para quatro, informou o deputado ucraniano Anton Gerashchenko. "Hoje, às 5h (hora local) morreu no Hospital Nikolai Melnichuk um estudante de 18 anos", informou o parlamentar em sua página no Facebook.
Ele acrescentou que nove pessoas continuam internadas após o atentado feito durante a marcha, que marcava o primeiro aniversário da queda do ex-presidente ucraniano Viktor Ianukóvitch. Kharkiv fica situada a cerca de 200 quilômetros da zona de combate com os rebeldes pró-russos.
Kiev anunciou no último fim de semana o início de uma operação antiterrorista na cidade, enquanto o Serviço de Segurança da Ucrânia informou a detenção de quatro pessoas que, segundo as autoridades, preparavam uma série de atentados em Kharkiv.
No domingo, as autoridades ucranianas informaram que o atentado deixou três mortos, entre eles, um policial e um militante pró-europeu. De acordo com as testemunhas, o atentado ocorreu nas proximidades do Palácio dos Desportos.
A cidade de Kharkiv foi palco, nos últimos meses, de uma dezena de explosões suspeitas. Muitas deixaram feridos e foram qualificadas de atentados terroristas. Em Kiev e outras cidades também ocorreram marchas comemorando a queda do Ianukóvitch e a chegada ao poder de autoridades pró-ocidentais.